Não falamos sobre moda, cultura é o nosso foco, poesia nossa inspiração. Sair do lugar comum é como ver o mundo de cima de um salto 15...Vermelho!!!

Diário de Bordo - 2011

 Janeiro

Carlos Pena Filho - 50 anos de memória - Em construção
 
 
Fenahall - A Feira Nacional de Artesanato do Chevrolet Hall


Em sua 8ª edição, a feira  homenageou os papangus de Bezerros.  Fui apenas um dia, mas deu pra apreciar a produção e criatividade dos artesãos de diversos lugares, foram mais de 200 estandes com peças produzidas em 13 países e dez estados do Brasil. Ah, o público ainda pode ver de perto apresentações diárias de frevo, maracatu, coco e caboclinho. Um show!!!


Abril 
Paixão de Cristo do Recife - Em Construção

Julho 
Fenneart - Em Construção

Setembro

Bienal Internacional do Livro  de Pernambuco - Em Construção



 Mimo - Mostra Internacional de Música em Olinda
Este é o que podemos chamar de um evento interessante, realizado por pessoas interessantes, para pessoas igualmente intessantes. Bom, independente dos rótulos, colocações e definições, o que podemos esperar de um evento que reune músicos nacionais e internacionais, promove concertos gratuitos em imponentes cenários, como os mosteiros de Olinda, exibe filmes e oferece uma vasta programação de cursos intensivos? Preciso falar mais? Claro, né?!   

A 8ª edição do evento aconteceu simultaneamente em Olinda, Recife e João Pessoa, cujas atrações que privilegia a música instrumental, da erudita à eletrônica, atrairam um imenso público.  Este ano, nomes que brilham nas salas de concertos e palcos do mundo: Gotan Project (França/Argentina), Egberto Gismonti, Philip Glass & Tim Fain (EUA), Arrigo Barnabé, Daniel Gortler (Israel), Guinga & Orquestra Sinfônica do Recife, Ballaké Sissoko & Vincent Segal (Mali/França), 
Azymuth, Orquestra de Câmara de Toulouse (França), André Mehmari & Hamilton de Holanda, Alex Tassel e Arthur Verocai, entre outros.
Nota: Fiz inúmeras fotos da apresentação de André Mehmari e Hamilton de Holanda, na Igreja da Sé, em Olinda, mas a qualidade não está uma " brastemp", pois a distância e a iluminação comprometeram as imagens.







Novembro

 16º Festival Internacional de Dança do Recife

O homenageado deste ano é digno de todos os elogios. Estou falando do multi artista, Antônio Carlos Nóbrega. Na abertura do evento, no palco do Teatro Luiz Mendonça, o artista falou sobre a sua trajetória e recebeu mais uma vez o aplauso caloroso do público pernambucano.

Imagens: Val Lima
 “Vocês me desculpem a falta de modéstia, mas ao longo da minha carreira eu já recebi alguns prêmios, algumas condecorações. Só que essa é a primeira vez que recebo uma homenagem e eu preciso reparti-la com uma plêiade de pessoas que estiveram ao meu lado, sem as quais eu não estaria vivendo esse momento. A primeira pessoa com quem divido, é in memorian, meu pai que nos deixou há pouco mais de dois meses”, afirmou Antônio Carlos, visivelmente emocionado.
 
III Florescer - Sim, eu estava lá. Não estranhem se dia desses me virem no Youtube dançando espetaculosa, pois os amantes da dança do ventre, tiveram a oportunidade de ver e aplaudir a quarta edição do evento, espetáculo que integrou o Festival Internacional de Dança do Recife. Sob a direção de Simone Mahayla, o evento teve como temas "Jardim Encantado" e "O Segredo das Fadas". A coreografa e bailarina passeou pelo mundo da fantasia em cores e ritmos. A cada nova apresentação, o público respondia com entusiamo. Eu, só pra variar, me encantei.
Cia de Dança Simone Mahayla - Divulgação
Vale destacar as apresentações impecáveis das convidadas, Najwa Zaidan e Nara Sá (SP), como também, a homenageada do evento, a bailarina Nefertiti Coutinho que, juntamente com a sua Cia de Dança Maktub, nos presenteou com uma das mais belas coreografias da noite, uma fusão do árabe com o tango de Gardel...Simplesmente divino.
Simone Mahayla e as convidadas, Najwa Zaidan e Nara Sá  - Imagens: Fernando Azevedo
Cia Maktub e a homenageada, Nefertiti Coutinho - Imagens: Fernando Azevedo, Marney Queiroz e Divulgação

Harumi Fukahori, estilo e atitude
Talento Juvenil - Destaque mais do que especial para Harumi Fukahori que, literalmente, silenciou o teatro. Integrante da Cia Magia Árabe, aos 5 anos iniciou os estudos no ballet clássico e na dança do ventre.  Coreografia precisa, presença de palco, personalidade, além de carisma e empatia com o público. A pouca idade (acredito ter cerca de 14 anos), não comprometem o desempenho desta mocinha, com rostinho e estatura de menina e atitude de uma grande e veterana bailarina.

IV Janela Internacional de Cinema do Recife
 
O evento se despediu no dia 13/11, no entanto, desde o primeiro dia surpreendeu a todos, até mesmo os que não tinham intenção de visitar o evento. Quem circulou pelo Centro do Recife na noite da segunda-feira (7) parou diante de um "super telão" de cinema, que coloriu o fachada do famoso edifício Trianon. A intervenção era uma das propostas da programação. Um espetáculo à parte.   
Fotos: Victor Jucá / Divulgação


Como já era esperado, o diretor Cláudio Assis "causou na abertura e na apresentação do seu longa "Febre do Rato". Em plena rua da Aurora, no Centro, ele reproduziu uma cena do filme, ao subir em uma variant azul. O público que aguardava entrar no cinema, foi ao delírio. Não era pra menos. Com direito a ingressos esgotados, fila quilométrica (dobrava o quarteirão) e uma segunda sessão improvisada, o diretor polemizou ao subir no palco para apre­sen­tar o longa. Sem muita cerimônia e a língua, como sempre, extremamente afiada, desceu a lenha na Prefeitura do Recife.
“Essa cidade é muito bonita, mas é mal­tra­tada. Governe com cari­nho, com res­peito, não seja um filho da puta”, disse, citando o atual pre­feito da cidade, João da Costa (PT), ou ‘João da Bosta’, como disse. “Essa PCR é um monte de babaca” (sic). “A cul­tura de Pernambuco não é só ven­der cer­veja no Carnaval!”, bradou. 
Imagens JC e Divulgação



 VII Fliporto - Feira Literária Internacional de Pernambuco

 
No último dia e no apagar das luzes, eis que consegui chegar à Olinda e, acreditem, valeu à pena. O evento tomou a Praça do Carmo e o Sítio dos Reis e transformou os espaços em um grande templo cultural. Este ano com o tema “Uma Viagem ao Oriente” e Gilberto Freyre como homenageado, o evento propôs ao amplo público (estimado em 100 mil visitantes), uma forma diferenciada de organizar debates sobre a produção contemporânea e a história da literatura.  Com uma mega estrutura, digna de eventos projetados para  grandes centros de convenções,  as 22 tendas espalhadas atraiam pela diversidade e riqueza cultural.
 Imagens: Elô A. 
Orquestra de Cordas do Movimento Pró-Criança: No repertório, Maestro Menezes, Maestro Duda, Alceu Valença e Luiz Gonzaga


Osmar Nonato dos Santos: Poesia de bandeja
Sarau ao ar livre
Os pequenos leitores



Pausa pra relaxar

A gastronomia de Gilberto Freyre: Delícias do Ocidente e do Oriente


Página sujeita a atualização

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | JCpenney Printable Coupons