Não falamos sobre moda, cultura é o nosso foco, poesia nossa inspiração. Sair do lugar comum é como ver o mundo de cima de um salto 15...Vermelho!!!

Apresentações, lançamentos, tributos e muito mais!!!

Nelson Motta prepara filme sobre Elis Regina

Segundo a coluna de Ancelmo Gois, do jornal Diário de S.Paulo, Nelson Motta já começou a escrever o roteiro do filme sobre a vida de Elis Regina. Andreia Horta, da novela Amor Eterno Amor é cotada para viver a estrela na telona.

A produção será de Paula Barreto e a direção de Hugo Prata, que fará sua estreia em um longa-metragem. O título ainda não foi definido e a família da cantora já autorizou a ideia.
A produção será de Paula Barreto e a direção de Hugo Prata, que fará sua estreia em um longa-metragem. O título ainda não foi definido e a família da cantora já autorizou a ideia.

As informações são do Jornal do Brasil - 25/06/12 

Dia Nacional do Reggae é sancionado por Dilma Rousseff


A presidente Dilma Rousseff sancionou, nesta segunda-feira, dia 14 de maio, a lei que institui o Dia Nacional do Reggae, que será celebrado no dia 11 de maio. Após ter sancionado o Dia Nacional da MPB, celebrado no dia 17 de outubro, o ritmo jamaicano ganhou sua data comemorativa. O deputado federal Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), autor do projeto de lei 3.260/2008, afirmou ao Diário Oficial da União, que o legado de Bob Marley vai muito além do reggae. Ele comenta também que é através do gênero que muitos artistas brasileiros fazem legítimas críticas sociais.

As informações são da SRZD. 14/05/12

Presidente Dilma cria o Dia Nacional da MPB


A presidente Dilma Rousseff sancionou nesta quinta-feira lei que cria o Dia Nacional da Música Popular Brasileira, em 17 de outubro. A data foi escolhida por ser o dia do nascimento da pianista e regente Chiquinha Gonzaga (1847-1935), a primeira compositora popular do Brasil. O texto da lei 12.624 foi publicado nesta quinta no Diário Oficial da União. A carioca Francisca Edwiges Neves Gonzaga, a Chiquinha Gonzaga, transitava por vários ritmos (polca, tango, choro, marcha) e fazia uma ponte entre erudito e popular. É dela a canção "Ó Abre Alas", sucesso eterno nos bailes de carnaval. Também fundou a Sociedade  Brasileira de Autores Teatrais (SBAT). 

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo. 10/05/12

 

Infantil A Arca de Nóe, de Vinicius de Moraes, será levado aos cinemas


Filmar os versos de A arca de Noé, tesouro da poesia infanto-juvenil nacional idealizado por Vinicius de Moraes (1913-1980) como um mimo a seus rebentos, não é tarefa que um adulto possa fazer sozinho. Filha do poeta, a cineasta Suzana de Moraes é a primeira a reconhecer que os poemas unem lirismo e crueldade num reflexo do que toda criança é. Por isso, embora combine duas das mais premiadas produtoras do país, a Videofilmes, representada por Walter Salles, e a Gullane, dos irmãos Caio e Fabiano, com direção de Sérgio Machado e supervisão de Suzana, a adaptação dos poemas de Vinícius para o cinema teve como consultor artístico um menino de 7 anos. Foi Jorge, quem apontou para seu pai, Sérgio, muitos dos caminhos por onde seguiu o roteiro do projeto. Nas telas, o filme A arca de Noé, arquitetado em silêncio ao longo de três anos, será um musical em forma de desenho animado e estreará em 2014. "Jorge passa o dia cantando Garota de Ipanema. Agora que está descobrindo Vinicius na escola, os coleguinhas não acreditam quando ele diz que seu pai vai filmar A arca de Noé", diz Machado, um estreante na animação.

Rindo daqui, cobrando dali, Jorge ajudou o cineasta, realizador do premiado Cidade Baixa (2005), a encontrar uma linha narrativa para o longa-metragem, orçado em R$ 10 milhões. Na trama escrita por Machado (com a bênção de Jorge), os ratinhos Vivinho e Tito, amigos inseparáveis inspirados em Vinicius e Tom Jobim (1927-1994), testemunham o momento em que Deus confia a Noé a tarefa de abrigar um casal de cada espécie animal para salvá-los do dilúvio. Solteirões, Vivinho e Tito terão de arrumar um plano para entrarem juntos.
"Somos todos aqui unidos pela admiração a O fantástico Sr. Raposo, de Wes Anderson. Aliás, com dois filhos pequenos, mais novos do que o Jorge, esse é o DVD que mais roda lá em casa", diz Walter Salles. "Agora que o roteiro está pronto, começamos a escolher o traço do desenho para que o nosso A arca de Noé, assim como o filme do Wes, possa nos ajudar a entender o mundo pelo registro da animação. Outras animações, como As bicicletas de Belleville, de Sylvain Chomet, e As aventuras de Azur e Asmar, de Michel Ocelot, são referências importantes de liberdade autoral.

Para a concepção visual de A arca de Noé, os quatro buscam não apenas animadores. "A partir de agora vamos analisar trabalhos de cartunistas e ilustradores de livros infantis em busca do traço que melhor sintetize o espírito dos poemas do Vinícius", ressalta Fabiano Gullane, produtor de sucessos como Carandiru (2003).

Ainda nos anos 1940, para explicar a seus dois primeiros filhos, Suzana e Pedro, o que era poesia, Vinicius começou a escrever versos de temas infantis, muitos com bichos. Conforme foi tendo outras crianças, o número de poemas do gênero que escreveu espichou. Em 1991, 32 deles foram reunidos em livro pela Companhia das Letras, com o título de "A arca de Noé", cuja edição vendeu 555.400 mil exemplares. Para o filme, Suzana selecionou apenas os que falam de animais:

"Eles são cruéis. Não se se esqueça de que o pato acaba na panela", diz Suzana, lembrando que, paralelamente ao livro, os poemas ficaram mais populares depois que Vinicius, em parceria com Toquinho, transformou cada um deles em canções.

Em 1980, elas foram gravadas no LP A arca de Noé (já convertido em CD), cantadas por medalhões da MPB, e emplacou clássicos: O pato, com MPB-4; A corujinha, com Elis Regina; A foca, com Alceu Valença. Em 10 de outubro daquele ano, a Rede Globo levou ao ar um especial musical, Vinicius para crianças, dirigido por Ewaldo Ruy, com arranjos de Rogério Duprat. Em 1981, saiu o LP A arca de Noé 2. Para o centenário de Vinicius, em 19 de outubro de 2013, Suzana prepara uma nova versão do disco: um CD que organiza em parceria com a cantora Adriana Calcanhotto e o baixista Dé Palmeira.

"O disco corre paralelo ao filme, pois animação consome tempo. O bacana é poder fazer novos arranjos e trazer novos cantores. Pensamos em Marisa Monte para As abelhas, em Zeca Pagodinho para O pinguim, Ivete Sangalo para A galinha d’Angola. Seria bom Roberto Carlos cantar São Francisco", diz Suzana. "Enquanto isso, nasce o longa, fruto da afinidade desse grupo aqui com o cinema."

Por Rodrigo Fonseca, da Agência O Globo - 17/04/12

Zélia Duncan presta tributo a Cássia Eller

Hoje, às 19h30, no Centro Cultural Banco do Brasil, a filósofa Márcia Tiburi convida Zélia Duncan para prestar homenagem à cantora Cássia Eller. Em debate que integra o projeto "Filosofia do Rock", versam sobre a intérprete que alcançou o estrelato nos anos 1990 e se tornou uma das maiores cantoras do País nos anos 2000.

A voz rascante, os trejeitos que destoavam da moda das grandes divas da MPB, tudo sobre o universo da cantora entrará em pauta, assim como a discussão sobre o rock nacional e a filosofia da voz.

TRAJETÓRIA - Nascida no Rio de Janeiro em 1962, Cássia Rejane Eller lançou o primeiro disco em 1990. Comparada a Ângela Rô Rô, a intérprete surgiu transgressiva, roqueira, cantando letras de gente como Itamar Assumpção e Arrigo Barnabé. Cazuza e Renato Russo foram parceiros constantes em sua trajetória.

Em 2001, com o lançamento de seu "Acústico MTV", Cássia vendeu pela primeira vez um milhão de discos. O ano, para ela, foi bom quase até o fim, com agenda exaustiva de shows. Dia 29 de dezembro, morreu de infarto do miocárdio, aos 39 anos.

Até o fim do ano, dentro do projeto do CCBB, serão discutidos temas e artistas como Legião Urbana, Rolling Stones, sociedade do espetáculo e as mulheres na história do rock.

Cássia Eller, O Rock Nacional e A Filosofia da Voz Debate. 17/04, às 19h30. No CCBB SP - Rua Álvares Penteado, 112, São Paulo. Tel.: 3113-3651. Grátis.


Do Diário do Grande ABC - 17/04/12



Um piano pela estrada: concerto chega à Praça do Arsenal nesta terça

“Um piano pela estrada”, projeto do pianista Arthur Moreira Lima, fará apresentação do concerto Brasil Sertões 2, na Praça do Arsenal da Marinha, Recife Antigo, nesta terça-feira (17) às 19h.

O concerto mistura música clássica à MPB, com interpretações de artistas como Bach, Beethoven, Chopin, Mozart e Villa-Lobos intercaladas a Pixinguinha, Ernesto Nazareth, Luiz Gonzaga.

As apresentações, que percorrem o país, acontecem em estrutura adaptada em um caminhão teatro, com 45 m² de área. Em março e abril, são 15 cidades, de 11 estados. O objetivo é levar a música a comunidades brasileiras.

Do NE10 - 17/04/12 

Sérgio Britto lança CD solo e relembra clássicos dos Titãs e da MPB em SP

Por: Guilherme Bryan, especial para a Rede Brasil Atual

O tecladista e vocalista dos Titãs, Sérgio Britto, autor de clássicos da banda como “Bichos Escrotos e “Homem Primata”, apresenta o repertório de seu mais recente álbum solo, “SP 55”, neste fim de semana, 13 e 14 de abril, na casa noturna Tom Jazz, em São Paulo.
“SP 55” foi lançado em 2010 e contou com a participação de Marina de La Riva, Wanderléa e Negra Li, e trouxe, além de composições próprias de Sérgio Britto com diferentes parceiros (incluindo o falecido Marcelo Frommer, na inédita “Lá Vai Você”), regravações de “Iracema”, de Adoniran Barbosa; “Eres”, de Rubén Albarrán, Emmanuel del Real, Joselo Rangel e Enrique Rangel; e “Ella Usó Mi Cabeza Un Revolver”, de Gustavo Cerati, Zeta Bosio e Charly Alberti.

No repertório do show, estarão, além das canções do novo disco, sucessos dos Titãs, como “Diversão” e “Go Back”, e clássicos da MPB, caso de “Garota de Ipanema”, de Tom Jobim e Vinicius de Moraes. Uma surpresa poderá ser a inclusão de alguma das três canções inéditas que compôs para Negra Li.

Além de cantar todas as músicas, Sérgio Britto toca piano e violão, e é acompanhado por Emerson Villani (parceiro de Britto em “Pra Te Alcançar”), nas programações, no violão e nos vocais; Zé Nigro, no baixo; Hugo Hori, na flauta; e Tiquinho, no trombone e no quarteto de cordas.

Texto reproduzido do site Rede Brasil Atual

Divas da MPB cantam Guilherme Arantes

Gravações inéditas de vinte grandes cantoras brasileiras serão conferidas ainda este mês em “A Voz da Mulher na Obra de Guilherme Arantes“, CD que presta homanegam a um dos maiores cantores e compositores de nossa música. O projeto será lançado inicialmente na internet (via iTunes), mas nos próximos dias também chegará às prateleiras.



Quase todos os principais sucessos de Arantes entram no repertório do álbum, que será lançado pelo selo Joia Moderna. Destaque para as releituras de “Amanhã” (com Ângela RoRo), “Planeta Água” (com Fafá de Belém), “Cheia de Charme” (Silvia Machete), “O Melhor Vai Começar” (Marcia Castro), “Locas Horas” (Verônica Sabino) e “Meu Mundo e Nada Mais” (Zizi Possi).
Revelações da MPB, casos de Tiê e Daniela Procópio, também foram “escaladas” para a homenagem, cantando respectivamente os hits “Pedacinhos” e “Canção de Amor“.


Texto reproduzido do Site Visto Livre

Rock para ninar

Para os que ainda acreditavam que Rock era só para os grandalhões tatuados , uma coletânea irá abalar a estrutura dos pais e embalar o sono dos pequeninos.  A novidade é da Gravadora Perfomance Music que lançará uma coleção de Cds com os ícones do Rock Brasil, num formato estilo caixinha de música, sob o título MPBebê.  Detalhe: O carro chefe da coleção é ninguém menos que Renato Russo com melodias como "Que país é esse" e "Tempo perdido".


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | JCpenney Printable Coupons